Aula de cidadania dos alunos da Escola Estadual Padre Menezes

0
177
Foto cedida pela Escola Estadual Padre Menezes

Estudar, aprender e crescer. O ambiente escolar faz parte da aprendizagem, do desenvolvimento do aluno e muito mais que isso, a formação do caráter. Por isso, a Escola Estadual Padre Menezes vem dando aula de como formar grandes cidadãos. No dia 29 de setembro terminou a “3ª Gincana Cultural” da escola e segundo a diretora, Leila Cordeiro, o balanço foi bastante positivo.

Foto cedida pela Escola Estadual Padre Menezes

Leila explicou para a reportagem do Jornal Minas de Fato que a gincana é uma maneira de estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos seus segmentos. Além deste motivo, este tipo de evento organizado dentro de uma escola, promove a integração entre alunos, professores e funcionários, com a participação de pais, ex-alunos e representantes da comunidade lagoassantense. “Essa é mais uma oportunidade de se conferir o verdadeiro significado da expressão “Comunidade-Escola”.”, alega.

Foto cedida pela Escola Estadual Padre Menezes

A diretora disse que conseguiu despertar o lado artístico-cultural dos participantes, desenvolveu a imaginação criadora, vivenciando, ao mesmo tempo, o valor da liberdade exercida com responsabilidade. “Exercitamos o espírito de liderança e motivação, e principalmente, valorizamos o sentimento de afeição pela escola, ampliando os horizontes da prática da cidadania.”, diz.

Foram 50 dias de atividades desenvolvidas que contaram com o apoio da comunidade escolar como um todo. “A 3ª Gincana Cultural do Padre Menezes acabou, porém tenho certeza de que as ações realizadas modificaram a vida dos alunos e de várias instituições que serão beneficiadas com as doações dos alimentos arrecadados”, comemora.

Leila contou que foram quase dois mil quilos de alimentos da cesta básica como arroz, feijão e açúcar arrecadados, fora os 121 litros de leite e 231 litros de óleo. “As pessoas quando se juntam para promover a paz e o bem comum, toda a sociedade ganha.”, conclui.

Foto cedida pela Escola Estadual Padre Menezes

Além dos alimentos os alunos conseguiram juntar 129 pacotes com 500 folhas de ofício; 1289 exemplares de livros literários e 50 mudas de plantas  frutíferas e ornamentais. Foi ou não foi um balanço positivo?