Biometria chega a Lagoa Santa

0
806
Solenidade realizada dia 03 de outubro na Justiça Eleitoral de Lagoa Santa

Identificação da digital, fotografia, assinatura. A biometria é o método mais seguro e a maneira mais eficaz de evitar fraudes nas eleições. A captura dos dados biométricos faz parte de um processo de legitimidade plena das eleições. 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas gerais (TREMG) os municípios de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia passam pelo recadastramento biométrico obrigatório desde 1º de fevereiro deste ano. Em Lagoa Santa ainda não é obrigatório, mas é importante para munícipe que deseja transparência nas eleições.

Adriano Denardi Júnior, diretor geral do TRE MG, participou da solenidade de abertura realizada no inicio do mês de outubro, em Lagoa Santa, e pontuou a segurança das eleições como o ponto mais positivo da biometria. Agora, segundo ele, é praticamente impossível fraudar as eleições. “O esforço que é feito no contexto da justiça eleitoral é uma etapa importantíssima para a evolução do atendimento e referência na qualidade do serviço”, diz.

Foto: Alba Alves

A juíza eleitoral Dra. Gislene Martins Meutzner entregou praticamente no último dia do biênio de trabalho a sala reformada, a equipe preparada e o recadastramento em pleno funcionamento. “Lagoa Santa agora esta inserida dentro da biometria e isto é uma conquista para cidade que conta com apoio tecnológico para o cadastro do eleitor”, explica.

Lagoa Santa têm 43 mil eleitores e, a Justiça Eleitoral, realiza cerca de 30 atendimentos diários. Hoje com a modernização da sala (instalação de três posições de atendimento) de Lagoa Santa, Sandro Leonel Brum, coordenador do espaço, pretende realizar aproximadamente 70 recadastramentos biométricos ao dia. “O processo de cadastramento biométrico vai ser a base da identificação nacional única. Este é o maior beneficio para o cidadão. A justiça eleitoral, em um futuro próximo, passará  a se detentora dos registros”, explica.

A Campanha de convite aos eleitores será feita nos jornais locais, redes sociais e rádios do município. Sandro contou sobre o projeto “Eleitor do Futuro” nas escolas de Lagoa Santa. Segundo ele, está é uma maneira de divulgar a biometria e contar às crianças e adolescentes a importância de exercerem a cidadania através do voto.

O vice-prefeito Breno Salomão e o futuro presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Leandro Cândido, estiveram presentes na solenidade, junto com a secretária de educação, Nila Fernandes, que representou o prefeito Rogério Avelar.