Empresa com sede em Lagoa Santa lança teste rápido do Covid19

0
256
Foto - Divulgação

A Labtest Diagnóstica divulgou em seu blog que vai lançar um produto específico para o diagnóstico do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que causa a doença denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como COVID-19.

Os lotes terão distribuição nacionalmente e serão utilizados para a detecção rápida, de anticorpos específicos contra COVID-19, nas amostras de soro, plasma e sangue total. Segundo a Labtest serão produzidos cerca de 500 mil kits.

Imagem Divulgação

A Assessoria Técnico-Científica da Labtest explicou que a transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2) entre seres humanos ocorre através do contato com secreções contaminadas do trato respiratório e o período de incubação do vírus é de aproximadamente 3-14 dias. “Quando uma pessoa é infectada há primeiro a replicação do vírus, que é caracterizada pela alta carga viral (período de viremia) e, em seguida, ocorre a resposta imunológica. O anticorpo IgM é detectado na fase aguda da doença. Com o avanço da infecção, na fase crônica ou convalescente, identifica-se o anticorpo IgG. Na reinfecção, a resposta imunológica é mais rápida e o anticorpo predominante é o IgG”, explica.

A indústria mineira será incluída em financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e receberá a quantia de R$ 10 milhões para a produção dos testes. Os recursos deverão ser aplicados na compra de insumos e na contratação de pessoal.

Segundo informação do BNDES, a Labtest vai adquirir materiais de um fornecedor estrangeiro, detentor da tecnologia e será responsável pela embalagem final dos testes, com rotulagem da empresa e instruções de uso em português.