Especial Natal – Peru de Natal | Seis dicas para não errar na hora do preparo

0
13
Foto: Renan Lameu_Ingrediente da Vez

O tão esperado prato das confraternizações tem seu charme, ele faz vista e reúne a família em busca do melhor pedaço. Um assado deve ter: pele crocante, carne macia, ser aromático e suculento. Antecipando as festividades, damos dicas de como não errar no preparo do assado.

– Deixe a carne (peru ou chester) descongelar por igual. O ideal é ele estar em temperatura ambiente, para que todas as partes cozinhem por igual.

– A maioria das aves natalinas já vêm temperadas, isso não quer dizer que não podemos dar nosso toque. Antes de colocar na assadeira prepare um acompanhamento que pode ir ao forno. Cebolas e batatinhas baby, ervas frescas como alecrim, tomilho e até dentes de alho.

Foto: Renan Lameu_Ingrediente da Vez

– Nas primeiras horas de forno a carne deve estar em volta de papel alumínio, isso ajuda a cozinhar a carne sem dourar com antecedência. Após 1h30 de forno, podemos retirar o papel para a pele começar a dourar.

– Enquanto assa, regue a ave a cada 30 min apenas com a gordura do fundo. E, em momento algum fure a sua ave. Espere o termômetro avisar que a carne está completamente cozida.

– Aves grandes devem ser assadas em baixa temperatura para ficarem macias e suculentas. A temperatura do forno pode ir aumentando conforme o tamanho da ave for diminuindo: aves grandes = baixa temperatura; aves pequenas = temperatura mais alta.

– Depois de assar, deixe a carne descansar por cerca de 30 a 45 min. Podem ficar tranquilos, que o prato não vai esfriar. Você servirá uma carne macia, suculenta rica em sucos e com uma casquinha crocante.

Veja como ficou assado! http://ingredientedavez.com.br/peru-de-natal-dicas-de-preparo/ –

COMPARTILHAR
Artigo anteriorInfarto é uma das principais causas de morte no país
Próximo artigoSaiba como não ganhar peso nas festas de fim de ano!
Ana Sandim
Jornalista, gastrônoma e mestra cervejeira por formação. Editora do blog "Ingrediente da Vez", que compartilha e difunde a gastronomia em sua essência prezando pelo slogan: "Aqueles que cozinham rindo e bebendo são os mais felizes". Instagram: @ingredientedavez|Facebook: @ingredientedavez | Site: ingredientedavez.com.br.