Final de semana consciente em Lagoa Santa – 1ª Caminhada Mães da Lagoa

0
126
Imagem Internet

É neste final de semana que o grupo Mães da Lagoa realiza a primeira caminhada no município de Lagoa Santa com o tema “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.  O mês de outubro foi determinado como o mês do combate ao câncer de mama, por isso várias campanhas são criadas com o intuito de conscientizar as mulheres a procurarem um médico ou posto de saúde para tirarem suas dúvidas. Seguindo a mesma ideia, também criaram o “Novembro Azul” direcionado aos homens para que também se engajem mais sobre no tema.

Divulgação

De acordo com Janaina Fontana, uma das idealizadoras, o evento foi organizado não somente para as mulheres, homens e crianças também podem participar. “A ideia é a conscientização e a prevenção do câncer. Estamos vendendo a camisa para os adultos a R$40 e a infantil a R$25. Parte da renda será doada ao Instituto Florescer.”, explica.

No dia 21 de outubro, cerca de 400 pessoas são aguardadas por Janaina e Bárbara Ghieh que trabalharam juntas para que tudo desse certo. O ponto de encontro, a concentração, será na orla da Lagoa Central, em frente ao Restaurante Maracujá, muito conhecido na cidade.

Foto arquivo pessoal – Na ordem -Thais Costa, Janaina Fontana e Bárbara Ghieh

Questionada sobre os motivos que a levaram a ser tão determinada em relação ao câncer, Janaina Fontana contou para a reportagem que está em tratamento por causa do câncer de mama. “Temos que encarar os momentos difíceis como uma oportunidade de rever valores e aumentar a conexão com nós mesmas.”, pondera.

O combate ao câncer de mama está presente há muitos anos na vida dos brasileiros. A boa notícia é que se a doença for descoberta em fase inicial, às chances de cura são bem mais altas. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados adotando apenas hábitos saudáveis como a prática de exercícios regularmente, alimentação saudável, controle do peso, amamentação e corte de bebidas alcoólicas.

Divulgação

Sobre o grupo “Mães da Lagoa”

Janaina Fontana contou que o grupo surgiu em 2017, pois ela e outras mulheres perceberam que faltava uma integração entra as mulheres da cidade. “Na verdade o grupo surgiu da necessidade da troca de experiências relacionadas à maternidade”, resume. Hoje são cerca de 2100 mulheres que conversam, pela internet mesmo, (afinal mãe não tem muito tempo) sobre maternidade, trabalho e assuntos relacionados a mulher. “Fazemos indicações de serviços e comércio com melhores preços. Falamos sobre assuntos gerais do universo feminino.”, conta.

O grupo é fechado e não existem encontros presenciais determinados, o relacionamento é basicamente pelo facebook. Para participar a mulher precisa ser mãe, residir em Lagoa Santa e aguardar o convite de outra mãe participante.

Janaina se orgulha ao dizer que o grupo apoia o empreendedorismo materno e hoje promove um encontro mensal presencial com mais de 40 mães empresárias atuantes em Lagoa Santa. “Apoiamos diversas entidades da cidade. Organizamos bazares com a exposição de artesanatos e diversos outros produtos das mães empreendedoras de Lagoa Santa.”, finaliza.