Ilusão: Não viva assim, seja você mesmo!

0
21
Foto: Divulgação

Seja verdadeiro, pois a falta de credibilidade pode atrapalhar

A vida é uma caixinha de surpresas não é mesmo? Às vezes ela nos revela situações e mentiras que as pessoas contam achando que os outros não descobrirão. Mas será que mentir sobre o que você é, inventar profissões e enganar o outro é o melhor caminho para se posicionar em nossa sociedade? Para algumas pessoas é melhor ter o que falar do que se calar perante algumas situações, não é mesmo? Mas a mentira tem pernas curtas, ou será que as pessoas se esqueceram disto?

Recentemente no Facebook e no Instagram, tive a chance de ver duas pessoas ao qual tive “certo convívio de trabalho” mentindo descaradamente. Ambas diziam que eram formadas em certas áreas e uma delas afirmou que inclusive fazia parte de uma diretoria do seu Conselho de classe. Aliás, não falou apenas para mim, falou para mais pessoas e com uma convicção que jamais alguém duvidaria. Ela se formou, “agora de verdade e depois de dois anos”, mas o triste é que descobri que essa pessoa tentará um cargo na política. Será que mentira também, ao invés de ajudar o povo? Eu não confio mais nela!

Viver na ilusão traz uma certeza única: Enganar a si mesmo e viver em um mundo onde tudo está a seu favor. No entanto, não é assim que as coisas funcionam. Na vida real, na luta diária nos deparamos com problemas, com situações que nos exigem posicionamentos e às vezes o uso de nossas profissões para ajudar as pessoas. Será que esses mesmos cidadãos não pensam ou nunca pensaram nisso? Que alguém poderia pedir uma ajuda profissional, que alguém poderia solicitá-las?

Percepção

O problema que vejo, é que esses cidadãos esquecem que existem pessoas perceptivas e que guardam em suas mentes, conversas, situações e acima de tudo rostos. Não adianta mentir, forjar situações. Algumas pessoas se lembram de certas coisas e poderão questionar. Outras percebem, mas deixam para lá, não comentam, mas infelizmente, deixam de dar credibilidade para esses “iludidos” que acreditam que podem enganar as pessoas eternamente. Cuidado, não seja um desses. Ilusão: Não viva assim, seja você mesmo! Seja verdadeiro, pois a falta de credibilidade pode atrapalhar. Pense nisso!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTrabalho: Faça o seu melhor para não cair no esquecimento
Próximo artigoÉ possível remover tatuagens com segurança?
Felipe de Jesus
Felipe de Jesus é mestre em comunicação social: jornalismo, sociólogo, jornalista, bacharel em teologia e bacharelando em direito. Como jornalista atuou em diversas editorias e como sociólogo prestou consultoria para uma ONG desempenhando o trabalho de pesquisas de campo: opinião pública: social e comportamento. Faz parte da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais (SINDS) como afiliado.