Ingrediente da Vez – Erva Doce

0
66
Foto: Ingrediente da Vez

 Anis verde, erva-doce ou funcho, o Ingrediente da Vez é da família das Apiaceae que engloba também o aipo e a cenoura. Rico em aromas, vale destacar que a verdura conta com nutrientes essenciais para o nosso corpo. Ela é fonte de minerais e vitaminas como a provitamina A vitamina C e vitamina B9 (ou ácido fólico).

De origem asiática, a planta é muito utilizada pela sabedoria popular por conta de seus efeitos terapêuticos.  Através de seus chás e do óleo essencial que suas sementes guardam é possível tratar alguns males. Por possuir propriedades alcalinizantes, a erva age como expectorante, estimulante da digestão e também é diurética.

Na cozinha

Suas fibras são geralmente leves. Quando cozida, sua textura torna-se cremosa e suave, vale experimentar em pratos com carne suína ou até mesmo grelhadas. Os grãos fazem parte das “4 sementes quentes” como o cominho, o endro e o coentro. Possui propriedades digestivas e é recomendável para auxiliar na digestão e aliviar dores de estômago.

Na hora da compra escolha sempre os bulbos bem brancos, sem manchas marrons, suas folhas e hastes devem estar na cor verde brilhante. Para guardar, armazene o ingrediente em um saco de papel ou plástico e coloque-a geladeira com este processo ela durará cerca de uma semana.

Foto: Ingrediente da Vez

No prato

Além de aromática, a erva-doce tem suas peculiaridades como o sabor forte de anis nas folhas, o crocante e cremoso quando servida crua ou cozida e a suave picância que fica no paladar. Quando servida crua, é aconselhável cortar em tiras finas ou ralar, por conta das fibras.

Para cozinhar a erva-doce é necessário cerca de 10 a 15 minutos para manter a textura crocante. Se cozinhada por muito tempo, o sabor ficará mais suave e a consistência cremosa. Experimente cozinhá-la por cerca de 30 minutos na panela de pressão com manteiga e açúcar para caramelizar.

O ingrediente combina com peixes, mariscos e crustáceos e se transforma em um ótimo cozido quando preparada com aipo e temperada com mostarda. Existem combinações clássicas com: maçãs, batatas e sementes como nozes e avelãs. Eu arrisco colocar nos pratos que levam carne de porco fica bem gostoso. Uso o funcho (as folhas) para decorar e harmonizar com as bruschettas de abobrinha. #ficaadica

Receita Salada de Erva Doce
Ingredientes:

3 laranjas cortada em gomos
1 Suco de uma laranja
1 Suco de um limão
1 talo de erva-doce
Folhas de Funcho
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta

Modo de preparo:

Lave a erva-doce e remova as folhas externas. Corte em tiras finas e leve para uma panela com água fervente com sal por 3 minutos. Escorra, adicione o suco de limão e deixe esfriar. Descasque as laranjas. Remova todas as membranas brancas e sementes e separe apenas os gomos.

Organize os gomos de laranja e fatias de erva-doce numa travessa de servir. Em uma tigela, misture o azeite de oliva, 2 colheres de sopa do suco de laranja, sal e pimenta. Leve à geladeira até que esteja pronto para servir. #dica acrescente no prato sementes de cominho se for do seu agrado.