Já provou Graviola?

0
10
Renan Lameu/Ingrediente da Vez

A minha relação com o Ingrediente da Vez desta semana marca a minha adolescência, desde os 16 a fruta sempre esteve presente em forma de polpa fresca preparada pelos meus pais. Como no interior não tinha graviola, sempre que alguém baixava da capital para Barbacena tinha que levar a fruta na bagagem.

Conhecida como jaca de pobre, araticum manso, anona, coração, coração da rainha, fruta-do-conde e jaca do Pará, pra mim ela sempre foi Graviola. Fruta rica em fibras e vitaminas, com sabor adocicado e levemente ácido. Vinda das Antilhas, ela se adaptou bem em terras amazônicas.

De longe ela realmente lembra uma Jaca, sua textura lembra a fruta-do-conde, mas na casca da graviola a gente já percebe que é outra espécie. A casca verde-escuro possui “espinhos” que não machucam, mas serve de proteção da fruta.

Na gastronomia ela marca presença quando o assunto é sucos e sobremesas, como sorvetes e picolés, já na área da saúde e nutrição a graviola é um prato cheio de benefícios. Auxilia na hidratação do organismo, diminui a insônia e a pressão arterial, previne a anemia e é uma alinhada no tratamento de doenças do estômago – suas propriedades anti inflamatórias alivia as dores.

Renan Lameu/Ingrediente da Vez

Como consumir?

Respeitando a sazonalidade da fruta – já que essa belezinha não dá o ano todo, a gente compra uma bem grande, a da foto tem cerca de 3kg para mais. Lava ela por fora, seca delicadamente e hora de colocar a mão na massa, no caso na graviola.

Corte em pequenos pedaços e vai separando de um lado a polpa e do outro os caroços, servicinho que vai demandar um pouco do seu precioso tempo, mas garanto que será por uma ótima causa.

Separa e separa. Algumas trazem a polpa um pouco mais dura em algumas partes, mas pode colocar ele  no meio que é fruta também.

Terminou e não desperdiçou nadinha da fruta? Ótimo!

 Você pode consumir ela in natura com outras frutas, fazer uma vitamina, suco e até um sorvete. Aqui em casa faço polpa para consumir durante o mês. Depois de separar a polpa dos caroços, bato no liquidificador aos poucos uma parte de fruta e meia xícara de água (coloco pouca água, ela só entra para não forçar o liquidificador). Depois de bater toda a polpa (igual na foto) coloque em saquinhos e congele. Bateu uma vontade de tomar um suco natural? Tira do saquinho e bata com água. Aqui em casa a gente não tem o costume de adoçar, caso sinta que ela está um pouco ácida é só adoçar a gosto.

ATENÇÃO | Gestantes e pessoas hipertensas a graviola não é recomendada pois ela pode diminuir a pressão.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAcidente em Lagoa Santa deixa um ferido em estado grave
Próximo artigoLuzia, a primeira brasileira, ressurge das cinzas mais uma vez
Ana Sandim
Jornalista, gastrônoma e mestra cervejeira por formação. Editora do blog "Ingrediente da Vez", que compartilha e difunde a gastronomia em sua essência prezando pelo slogan: "Aqueles que cozinham rindo e bebendo são os mais felizes". Instagram: @ingredientedavez|Facebook: @ingredientedavez | Site: ingredientedavez.com.br.