Jacaré com 1,60m é capturado em Lagoa Santa

0
2515
Foto: Renato Montenegro

Moradores da Rua Henrique Antônio de Abreu, 326, no bairro Recanto da Lagoa, em Lagoa Santa, levaram um susto na manhã de ontem (15) quando saiam para trabalhar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 7h da manhã, houve um chamado para capturar um jacaré que estaria circulando pela região.

Chegando ao local, depararam com um jacaré-de-papo-amarelo, de aproximadamente 1,60m, passeando pelo bairro. O que ele estaria procurando? Ninguém soube informar. Foram necessários três homens para domina-lo e enfim captura-lo. A Polícia de Meio Ambiente entregou o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) localizado em Belo Horizonte.

Foto divulgada no Portal Impactto

No Cetas ele foi avaliado por veterinários, biólogos e especialistas que observaram se o bicho estaria machucado ou com algum membro fraturado. Depois deste passo, eles observaram as condições físicas, se estaria bem nutrido, e finalmente, as condições comportamentais.

Como não se tratava de um animal de cativeiro, não foi preciso um trabalho de reabilitação e hoje mesmo (16), o jacaré foi encaminhado para soltura, próximo ao local onde foi encontrado, no entorno da lagoa. O Cetas não precisou o endereço certo onde o animal foi solto, só disse que alguns pré-requisitos são averiguados. Entramos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e ninguém quis falar sobre o assunto. Parece que a Lagoa Central é um bom habitat para os jacarés!

Informações úteis sobre os Jacarés-de-papo-amarelo

De acordo com a  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) os jacarés-de-papo-amarelo medem cerca de 2 metros, porém o comprimento pode chegar a mais de 3,5.

Foto: Renato Montenegro

O ciclo de vida é longo e geralmente ultrapassam os 70 anos. Eles têm uma cor esverdeada com o ventre amarelado. O focinho é largo e achatado, se alimentam de peixes, aves e mamíferos. Estes animais estão presentes em países da América do Sul como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.

Curiosidades

  • Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol.
  • O acasalamento quando as temperaturas estão mais elevadas, entre os meses de agosto e janeiro. A fêmea costuma botar seus ovos em ninhos que concentram, em média, de 15 a 50 unidades.
  • As fezes do jacaré servem de alimento para peixes e outros seres vivos aquáticos. Fonte: Fiocruz

#LagoaSanta #jacare #CorpodeBombeiros #captura