Minas Gerais terá sistema de monitoramento em vídeo nas aulas e exames de direção

0
533

A Polícia Civil anunciou hoje (03/04) que dentro de 120 dias todo o estado de Minas Gerais vai receber o sistema de telemetria e videomonitoramento no processo de formação de condutores de veículos. A ideia é auxiliar a fiscalização das aulas práticas e avaliar melhor o candidato à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com César Augusto Monteiro Alves Junior, delegado geral e diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), a tecnologia (que inclui áudio, vídeos, fotos e sensores ligados aos componentes do veículo) garantirá qualidade, segurança, transparência e eficiência no processo de formação e aperfeiçoamento dos condutores. “Essa solução dotará o Detran de instrumentos, tecnologia e procedimentos que permitam melhor gerenciamento do processo de habilitação sob sua responsabilidade, sobretudo dos novos condutores”, diz.

Em aproximadamente 40 dias todos os Centros de Formação de Condutores (CFC) de Minas Gerais devem apresentar contrato com as empresas credenciadas para prestar os serviços. A cidade de Nova Lima, localizada na  região metropolitana de BH, vai estrear a novidade.

Ednelton Carracci, delegado e coordenador de habilitação do Detran-MG, disse que o restante do estado deve aguardar um período para a adaptação, segundo ele, isto garante uma prestação de serviço mais elevada. Porém em 120 dias, a nova tecnologia já deverá ter sido adaptada em todos os municípios mineiros.

Para José Marcelo de Paula Loureiro, delegado e coordenador de administração de trânsito, o novo sistema vai auxiliar na formação de candidatos mais preparados para o trânsito. “Cada ação do candidato no momento da aula e da avaliação será monitorada, por isso ele terá que se qualificar melhor antes do exame. Isso vai proporcionar uma diminuição no número de acidentes nas vias”, afirmou.

Sobre um possível aumento nos valores pagos quando é iniciado o período de estudos para aquisição da CNH, o Detran-MG esclareceu que não haverá aumento das taxas de segurança públicas, no entanto fica sob responsabilidade das auto escolas a alteração ou não dos valores cobrados pelos serviços prestados.

Divulgação Polícia Civil