Não se engane pelas aparências. O sucesso não é só o que você vê!

0
6
Foto: Divulgação

Nunca desvalorize pessoas que você conhece pouco

Vi recentemente no Facebook um post bastante interessante e que de fato me chamou a atenção. Um coelho vaidoso segurando um “molho enorme” de uma cenoura fincada na terra e outro coelho triste segurando um “molho pequeno” de uma cenoura também fincada na terra. Só que a cenoura com molho pequeno era enorme abaixo da terra já a de molho grande era pequena. Como de costume salvei a imagem que contém a seguinte frase: “Jamais se engane pelas aparências. Sucesso não é só o que você vê”. A partir disso fiquei pensando no quanto a sociedade apenas presta atenção nas pessoas que fazem questão de mostrar bens materiais, viagens grandiosas e cotidianos às vezes surreais, de quase pessoas milionárias.

Mas você já parou para pensar que existem milhares de pessoas realizadas que não falam nada para aparecer? A busca pelo sucesso e pela fama divide a sociedade em dois grupos: Existe o grupo de pessoas que são simplórias e preferem não falar muito sobre suas vidas, sendo amigas e parceiras das outras. Mas existe também o grupo de pessoas que confundem “ambição” com destruição do próximo para chegar a algum lugar. Repare que os que fazem questão de falar sobre suas vidas, expondo situações cotidianas (ostentando luxos) através do excesso de fotos em Redes Sociais, não são pessoas que te deixam aproximar muito delas, elas te evitam um pouco, têm medo e acreditam que você pode representar perigo para elas.

Já os que não falam muito sobre suas vidas, não deixam escapar momentos íntimos de seu cotidiano (mas têm condições financeiras seguras, sem ostentar luxos), são mais humildes e generosos com os outros. Essas pessoas fazem questão de sua presença e querem sempre estar ao lado de amigos e pessoas que podem somar. Elas não se preocupam, apenas vivem suas vidas sem a necessidade de mostrar ou forçar sua presença na sociedade. Quantas pessoas comuns (empresários e outros bens sucedidos), que não aparecem e não forçam para aparecer você conhece? Talvez poucas, porque o sucesso dessas pessoas não depende da insegurança e da concorrência dos outros. Elas vivem sem se prender nesses nichos e “moldes de ostentação” que cresce cada dia mais em nossa sociedade.

Todos têm uma realização

Já diziam que pessoas com mentes “pequenas ou fechadas”, só conseguem ver os outros como concorrentes e não amigos e parceiros fiéis. Que vivemos em um mundo cercado por pessoas más, que a todo momento podem nos derrubar, não é uma novidade! Mas vale lembrar que ainda existem pessoas que  mesmo não sendo ricas, já estão alcançando o sucesso sem atrapalhar o próximo, valorizando a humildade e a simplicidade em suas vidas. Nem sempre o sucesso é demonstrado através do dinheiro e do que ele pode comprar. Ele pode também ser concretizado através da felicidade, da realização de algo sonhado em família. Como o coelho (do início do texto) que estava triste porque o molho de sua cenoura era pequeno, o sucesso pode estar escondido e aparecer quando menos se espera. Não se engane pelas aparências: Sucesso não é só o que você vê. Nunca desvalorize pessoas que você conhece pouco. Pense nisso e esteja sempre ao lado de pessoas que podem te fazer bem, independentemente da situação financeira.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPosso compartilhar imagens das pessoas na internet?
Próximo artigoTrabalho: Faça o seu melhor para não cair no esquecimento
Felipe de Jesus
Felipe de Jesus é mestre em comunicação social: jornalismo, sociólogo, jornalista, bacharel em teologia e bacharelando em direito. Como jornalista atuou em diversas editorias e como sociólogo prestou consultoria para uma ONG desempenhando o trabalho de pesquisas de campo: opinião pública: social e comportamento. Faz parte da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e do Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais (SINDS) como afiliado.