No segundo final de semana do decreto 4009 foram mais de 40 denúncias de festas e aglomerações em Lagoa Santa

0
588
Foto - Google

Parece que a população está perdendo o medo de denunciar pessoas e empresas que descumprem as regras de isolamento social, estabelecidas pelo decreto 4009/20, de 23 de abril de 2020 assinado pelo prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar (PPS). Somente neste final de semana foram 47 denúncias (em apenas 02 dias) contra 05 do primeiro final de semana pós-decreto.

De acordo com Henrique Melo, diretor de regulação urbana de Lagoa Santa, somando-se todos os chamados foram, até o momento, 81 denúncias sendo que quase 87% eram falsas ou “exageradas”. “Acho que o denunciante fez isso para se tornar urgente e furar a fila de atendimento. Denúncia falsa é crime, por isso pedimos aos moradores que colaborem com o setor de fiscalização, pois, enquanto a fiscalização se desloca para atender uma notificação falsa, ela poderia agir coibindo infrações reais que estão colocando em risco a saúde de toda a população.”, explica.

Como já foi divulgado pelo Jornal Minas de Fato, existem canais de denúncias com telefones e site direto no portal da prefeitura de Lagoa Santa.  Questionado sobre a eficácia, Melo disse que o trabalho da Fiscalização tem sido efetivo e ressalta a  responsabilidade de cada um. “Não adianta fazer o certo somente quando há fiscalização ou alguém cobrando. É um momento de crise e a população tem que entender que o isolamento neste momento é uma necessidade e uma forma de defesa. As máscaras são obrigatórias e necessárias para evitar a propagação do vírus e que fazer festas é uma irresponsabilidade”, desabafa.

Para o diretor a conscientização das pessoas é fundamental para que todos tenham sucesso no final. “Hoje não consigo mensurar as ligações específicas para o COVID pois o canal não é único e o setor de fiscalização continua atuando nas outras demandas como obras irregulares, lotes, etc. Mas todas as denúncias que tem os dados obrigatórios estão sendo registradas no nosso sistema e repassadas imediatamente para o pessoal de rua para o atendimento”, diz.

Uma pousada foi notificada e um bar teve o alvará suspenso. Além disso, outros estabelecimentos e moradores também foram notificados. É importante lembrar que as multas variam de R$600 a R$130 mil.

Atualizado as 17h20 – dia 29/04/2020

#denuncias #corona #lagoasanta #decreto4009 #decreto