Parceria inédita entre Faculdade Ipemed e Santa Casa de Lagoa Santa deve beneficiar mais de cinco mil pacientes

0
53
Divulgação

A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas acaba de assinar parceria inédita com o Hospital Lindouro Avelar, Santa Casa de Lagoa Santa, que deve beneficiar, mensalmente, cerca de 5.000 pacientes do Sistema Único de Saúde com a ampliação de atendimento em seis especialidades: Cardiologia, Dermatologia Clínica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria e Neurologia. Esta é a primeira vez que o hospital faz parceria com uma instituição de ensino voltada para a educação médica continuada. A expectativa é de que médicos pós-graduandos realizem, sob orientação, mais de 400 atendimentos mensais, já a partir de março.

Atualmente, o ambulatório da Santa Casa de Lagoa Santa atende cerca de 700 pacientes por mês, entre moradores da cidade e outros onze municípios circunvizinhos. Entre as especialidades médicas atendidas estão: Cirurgia Geral e Vascular, Ginecologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia.  “Uma das propostas da parceria é trazer para a comunidade um atendimento qualificado em especialidades que até o momento não estavam disponíveis no hospital, principalmente em Geriatria, Gastroenterologia e Neurologia”, reforça o Médico e Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Tiago Araújo Alves.

O gerente da unidade Minas Gerais da Faculdade IPEMED, José Alves, lembra que serão cinco anos de trabalho. “Além dos pacientes e seus familiares, a parceria irá beneficiar nossos médicos pós-graduandos, já que irão desenvolver suas habilidades em ambiente hospitalar. Mais que os atendimentos em ambulatório, também poderão acompanhar toda a rotina da Santa Casa, desde o pronto-atendimento até a sala de cirurgia, em um rico intercâmbio de conhecimentos”, comemora.

Entre os preparativos para o início dos atendimentos estão a reforma de ambulatórios e a aquisição de novos equipamentos que irão permitir a realização de exames e procedimentos correlacionados às áreas de Dermatologia, Cardiologia e Neurologia. “É mais um passo para agilizarmos a definição de diagnósticos”, explica a enfermeira Ana Raquel de Paula Ricarte, coordenadora do ambulatório, bloco cirúrgico e do núcleo interno de regulação da Santa Casa de Lagoa Santa.

Os dias de atendimento para cada especialidade ainda estão sendo definidos. Assim que o processo for concluído, as informações sobre vagas disponíveis por especialidade serão repassadas às secretarias de saúde dos municípios atendidos para início dos agendamentos.

PARCERIA EM NÚMEROS 

  • 5.000 pacientes do SUS serão beneficiados com a parceria
  • 60 médicos pós-graduandos da Faculdade IPEMED em atendimento
  • 6 novas especialidades iniciarão atendimento ambulatorial
  • 5 anos de parceria firmada em contrato
  • 400 atendimentos/mês, distribuídos entre 6 especialidades, previstos ainda neste semestre

´SOBRE A FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS – Com sede em Belo Horizonte, a Faculdade IPEMED é uma instituição de ensino superior que oferta cursos de graduação e de pós-graduação, além de cursos de capacitação e de qualificação profissional nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal, além de contar ainda com uma unidade internacional em Miami, na Flórida/EUA.