Pereskia aculeata é a famosa ora-pro-nóbis

0
208
Foto: Renan Lameu/Ingrediente da Vez.

Do latim significa “Rogai por nós” que, de acordo com lendas históricas, o nome foi dado por algumas pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre enquanto ele celebrava uma missa em latim. Várias histórias rondam o ora-pro-nóbis, mas a mais real é que a planta tem grande valor nutricional e se adapta facilmente em diversos solos e climas. Sua origem se dá do continente americano, mas é bem apreciada pelas bandas de cá, tendo até um festival dedicado a ela.

A planta é da família das cactáceas e além de ser um ótimo ingrediente na gastronomia, ela pode ser usada como cerca viva e ornamentação. Os benefícios do ora-pro-nóbis são maravilhosos, tem alto teor de fibras que auxilia na recomposição da flora intestinal e é até indicado para o tratamento de anemias. O ingrediente é conhecido de forma popular como carne-de-pobre, devido suas riquezas nutricionais.

O consumo da planta está ligado ao fortalecimento do sistema imunológico, pois é rica em Vitamina C e A. Poderia ficar dias falando sobre o ingrediente, mas vamos ao que interessa: uma receita simples, bonita, rica em nutrientes e deliciosa.

Purê de Ora-pro-nóbis

Foto: Renan Lameu/Ingrediente da Vez.

Ingredientes:

Pesto:

  • 30 Folhas de ora-pro-nóbis
  • 4 dentes de alho
  • 100 ml de azeite

Purê:

  • 4 Batatas médias
  • 2 colheres de manteiga
  • Sal

Modo de preparo:

Coloque as batatas para cozinhar até que elas apresentem uma consistência macia. Lave as folhas de ora-pro-nóbis tomando cuidado em retirar todos os espinhos. Ferva uma panela com água e escalde as folhas por 3 minutos retirando da água quente e colocando em uma bacia com água fria com gelo.

Escorra a água do ora-pro-nóbis. No processador (mixer ou liquidificador) bata as folhas de ora-pro-nóbis, com os dentes de alho e 100 ml de azeite de boa qualidade. (Reserve)

Após o cozimento das batatas, amasse-as com as duas colheres de manteiga e sal. Em uma panela leve a mistura ao fogo médio e misture acrescentando o pesto. Desligue o fogo e acerte o sal.