Vacinação em casa aumenta a quantidade de idosos imunizados

0
552
Getty Images

O envelhecimento da população brasileira segue a tendência percebida em diversos lugares do mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. Isso representa um aumento de 18% na quantidade de pessoas acima dos 60 anos. Essa realidade se deve, principalmente, ao aumento da expectativa de vida, por conta de melhores condições de saúde em geral.

Baseando nestas informações e de acordo com as publicações recentes da prefeitura de Lagoa Santa, parece que, pelo menos quanto aos idosos da cidade, a secretaria de saúde tem se preocupado mais. Este ano a campanha de vacinação contra a gripe levou técnicos até a casa dos idosos e isso aumentou a quantidade de pessoas acima de 60 anos vacinadas.

De acordo com dados divulgados pela secretaria municipal de saúde, em Lagoa Santa, foram mais de oito mil idosos imunizados. Eles comemoraram que a vacinação contra a gripe na 1º fase teve um aumento de 21%, em relação ao ano passado e alertaram que “o município tem recebido os lotes da vacina em pequenas parcelas, não sendo suficiente para suprir toda a demanda de uma só vez”.

A Secretaria Municipal da Saúde garantiu que as pessoas que têm direito à vacinação serão assistidas. O grupo prioritário da primeira fase que ainda não se vacinaram podem entrar em contato com as Unidades Básicas de Saúde do seu bairro para agendar a vacinação.

Esquema da vacinação contra a gripe – A vacinação foi dividida em fases. A 1° fase foi de 23 de março a 21 de abril e atendeu idosos e trabalhadores da saúde.

Já a 2° fase começou em 22 de abril e  vai até 09 de maio. Essa fase vai contemplar com a vacina os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de  doenças crônicas (como diabetes), funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores). É uma novidade os caminhoneiros e os motoristas e cobradores serem vacinados nas primeiras fases.

No dia 09 de maio até dia 22 começa a 3° e última fase e, desta vez, professores das escolas públicas e privadas, crianças de 06 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência serão imunizados.