Voos de grande porte são liberados na Pampulha

0
25
foto: PBH/Flickr

A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) liberou a operação de voos de grande porte no Aeroporto da Pampulha localizado em Belo Horizonte. O texto publicado no último dia 11, no Diário Oficial da União (DOU), garante que o aeroporto tem plenas condições de receber aeronaves maiores, apesar de que, em dezembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) tenha suspendido uma portaria do Ministério dos Transportes que também autorizava a operação de voos comerciais de longas distâncias na Pampulha.

A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Confins, já tem uma ação que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o Ministério dos Transportes e se manifestou, mais uma vez, contrária a liberação de voos na Pampulha. A administradora alegou que a decisão traz insegurança para o setor e uma perda na arrecadação que pode chegar a R$1,8 bilhões. Segundo a BH Airport haveria uma redução de 15% no trafego de passageiros no Aeroporto de Confins.

Atualmente a Pampulha tem autorização para operar apenas voos da categoria 3C (até 70 lugares), regionais e executivos de pequeno porte. Até uma decisão definitiva vamos aguardando as cenas dos próximos capítulos…