Lagoa Santa está entre as 10 melhores cidades mineiras para se viver, segundo o IDHM

0
153
Foto: Sônia Fraga

A pesquisa realizada pela ONU revelou que Lagoa Santa agrega três das mais importantes dimensões do desenvolvimento humano.

Cálculos realizados pela ONU revelaram que Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, está entre as 10 melhores cidades mineiras para se viver. O título foi baseado em cálculos realizados através das informações que são fornecidas pelo município, ao Governo Federal.

A cidade atingiu 0,777 e ficou com o 9º lugar entre as cidades de Minas Gerais. A próxima melhor colocação do Vetor Norte foi a cidade de Pedro Leopoldo no 30º lugar. No Brasil a cidade ficou em 157°.

Foto: Divulgação

O padrão de vida é medido pela renda municipal per capita, ou seja, a renda média de cada residente de determinado município. É a soma da renda de todos os residentes, dividida pelo número de pessoas que moram no município – inclusive crianças e pessoas sem registro de renda.

IDMH (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal)  é definido através de critérios utilizados para todos os países e basicamente podem ser resumidos em vida longa e saudável (nascimento por mortes, saneamento básico e longevidade), acesso ao conhecimento (educação pública em todos os níveis e crianças na escola) e padrão de vida (renda e emprego). No Brasil, a cada 10 anos é realizado um IDHM e em 2023 será divulgado o próximo.

A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.

Leia tambémFesta de Agosto 2022 em Lagoa Santa com a presença de artistas nacionais, regionais e locais