Mais de 100 cidades estão em situação de emergência em Minas Gerais por conta das fortes chuvas

0
327
situação de emergência
Foto: Bairro Visão em Lagoa Santa

Minas Gerais já soma 101 municípios em situação de emergência por conta de problemas relacionados às chuvas intensas no estado. O dado é do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desta quinta-feira (22/12).

Desde o início do período chuvoso neste ano, em 21 de setembro, já são 4.843 pessoas desalojadas – que precisaram sair de casa em decorrência de efeitos diretos das chuvas, e se abrigaram com parentes ou amigos. Já o número de desabrigados, que são os moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios, chegou a 1.312. Até o momento, oito pessoas morreram no estado.

Em 20 de dezembro, a Defesa Civil Estadual alertou para a previsão de grandes volumes de chuva no estado até quarta-feira (21/12), com a possibilidade de o cenário continuar dessa forma até 26 de dezembro, após o feriado prolongado do Natal. Clique aqui e saiba mais.

No boletim, a Cedec destaca duas ocorrências em função das chuvas de quarta. Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima. Durante o temporal, houve queda de árvores, taludes e algumas ruas foram inundadas. A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio. Segundo a Cedec, apesar dos transtornos, não há registro de desalojados ou desabrigados e os serviços essenciais estão funcionando normalmente.

A outra ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. Por conta das chuvas intensas, as águas do Rio Muriaé subiram de forma abrupta, formando pontos de inundação. Seis pessoas ficaram desabrigadas e outras cinco desalojadas. Os serviços essenciais não foram afetados.

Fonte: Agência Minas