Jovens atendidos pela Prevenção à Criminalidade finalizam curso de manutenção de celulares nesta semana

O primeiro de vários cursos conta com a participação de 12 jovens e adolescentes; a previsão é que 150 jovens da RMBH sejam capacitados.

0
528
Divulgação
Foto - Divulgação Sejusp

A falta de experiência e de capacitação são critérios que, muitas vezes, não favorecem a conquista do primeiro emprego. Buscando formas de facilitar o acesso de jovens e adolescentes ao mercado de trabalho, a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), capacitará, ao todo, 150 jovens de comunidades carentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta semana, doze jovens da primeira turma do curso de Montagem e Manutenção de Celulares finalizam a primeira capacitação ofertada, que teve duração de dez dias e foi realizada na escola de qualificação profissional, Treinar Minas.

O projeto de Qualificação e Empreendedorismo de Jovens Atendidos pelos Programas da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade é financiado com recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Laura Serrano. A subsecretária de Prevenção a Criminalidade, Andreza Gomes Meneghin, destaca a importância de iniciativas como essa para uma mudança de futuro. “Os cursos profissionalizantes são uma grande oportunidade para que esses jovens enxerguem outras possibilidades de vida e para que, dessa forma, isso possa contribuir nas escolhas durante a sua trajetória. Esse tem sido um foco da política de prevenção, ofertar cursos, capacitações e mais oportunidades para essa juventude trilhar outros caminhos”.

Divulgação
Foto – Divulgação

Os jovens e adolescentes que participam do projeto são atendidos e acompanhados por um dos cinco programas da Supec, são eles: Fica Vivo!, Se Liga, Mediação de Conflitos, Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).

Além da capacitação, os eles recebem auxílio transporte para que possam frequentar as aulas e vale alimentação. Os alunos desta primeira turma são moradores de comunidades de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano. Para Jackson Pereira Carvalho, 17 anos, atendido pela Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Morro Alto, em Vespasiano, o curso é uma chance de conseguir uma profissão e de ampliar seus aprendizados.

“Estou gostando muito das aulas. É sempre bom aprender mais, conhecimento nunca é demais. E hoje em dia a manutenção de celulares é algo que todo mundo precisa. Pretendo continuar a consertar celulares, seja começando por conta própria ou conseguindo um emprego em alguma loja. Considero muito bom o aprendizado, com novas possibilidades de trabalho. É uma oportunidade muito boa para mim”, conta Jackson.

Os outros cursos a serem ofertados serão de Barbearia e Barboterapia, Depilação, Manicure e Pedicure, Garçom, Padeiro e Salgadeiro. As próximas turmas iniciarão as aulas ainda no primeiro semestre de 2022.